terça-feira, 24 de setembro de 2013

Deficiência de vitamina D na gravidez aumenta risco de cesariana

Fatores que aumentam o risco de cesariana incluem por exemplo a idade da mãe, obesidade, ser o primeiro filho ou ter história anterior de cesariana. Uma investigação publicada no Journal of Epidemiology and Community Health descreve um outro fator de risco: insuficiência de vitamina D durante a gravidez.

1153 mulheres viram o seu valor de vitamina D e paratormona avaliados à entrada do hospital no dia da nascença dos seus filhos
Conclui-se que níveis insuficientes de vitamina D aumentaram em cerca de 2 vezes o risco de necessidade de cesariana.

Fazer a avaliação do nível de vitamina D e tomar a suplementação necessária é fundamental para todos, inclusive durante a gravidez.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Vitamina D e saúde oral

A gengivite é uma inflamação crónica das gengivas que pode ser provocada por má higiene oral ou por doenças sistémicas como a má nutrição, diabetes, infecções fúngicas e microbianas, leucemias. O hábito de fumar pode contribuir para esta doença. 
É uma doença muito comum que pode causar dores dentárias, sangramento das gengivas e halitose . Pode causar danos irreparáveis nos dentes.


Um estudo realizado por investigadores do Maratha Mandol Dental College, em Belgaum, India, demonstrou que a Vitamina D tem impacto positivo no controle da inflamação e a importância  desta Vitamina no tratamento e prevenção das doenças dos dentes e gengivas.
O estudo consistiu na avaliação da suplementação com Vitamina D em indivíduos com problemas de gengivite. Foi feito o doseamento da vitamina D antes e depois do tratamento e aplicado um índice de inflamação gengival.
Foram escolhidos indivíduos saudáveis com níveis sanguíneos de Vitamina D superiores 20 ng/ml e inferiores a 65 ng/ml e com índice de inflamação gengival superior a 1. Forma divididos em  4 grupos: Grupo A suplementado com 2000 UI , Grupo B suplementado com 1000 UI, grupo C com 500 UI e grupo D com placebo. Foi doseada a Vitamina D e índice de inflamação gengival, no início do estudo, após 30, 60 e 90 dias de suplementação.

Os autores concluem que a Vitamina D é segura e um potente agente anti-inflamatório. Verificaram os efeitos mais rápidos e o índice de inflamação a diminuir significativamente de 2,41 para 0,34, nos indivíduos que tomaram suplemento de 2000 UI.

Filomena Vieira

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Mantenha a vitamina D normal para não acelerar o envelhecimento da sua pele

A pele é um órgão especial no que à vitamina D diz respeito já que é alvo das acções desta vitamina e também participa na sua produção.
Estudos demonstram que o sistema endócrino que envolve a vitamina D, entre muitas outras funções, regula o envelhecimento de muitos órgãos incluindo a pele.
A revista Dermato-Endocrinology apresenta um estudo que debate precisamente essa questão. Os investigadores foram verificar diversos outros estudos e constataram que animais com alterações no metabolismo da vitamina D apresentam menor tempo de vida, crescimento anormal, deficiências imunológicas, osteoporose, aterosclerose, hipogonadismo atrofia de órgãos incluindo a pele. A normalização dos níveis de vitamina D reverte estas situações.

Também se verificou que quer níveis altos de vitamina D, quer níveis baixos, levam a envelhecimento precoce da pele.

Portanto as radiações UV são protetoras e prejudiciais para a pele já que por um lado podem aumentar a probabilidade de cancro mas por outro permitem a produção de vitamina D. Saiba a forma correta de apanhar sol, aqui.

O metabolismo da vitamina D através de diversos mecanismos: protecção contra radiações UV, desintoxicação, regulação de genes do envelhecimento influencia o envelhecimento da pele e por isso certifique-se de que mantém a sua vitamina D em valores normais.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Vitamina D potencia a regeneração da mielina e a recuperação das células nervosas

Investigadores da Universidade de Marselha, apresentaram um estudo promissor para todos os doentes que sofrem de doenças neurológicas. 
O estudo foi realizado em modelos animais (ratos) utilizando a Vitamina D2 (ergocalciferol) derivado dos fungos e vitamina D3 (colecalciferol) derivado de fonte animal. Demonstraram que ambas potenciam a regeneração de nervos, aumentam o diâmetro dos axónios e melhoram os reflexos, em ratos paraplégicos. Ambas as formas são metabolizadas no fígado por enzimas hepáticas (P450) e ambas chegam à forma activa 1,25(OH)2D, chamada calcitriol.

 Já se conhece a acção promotora da actividade genética nos genes envolvidos na mielinização.
Está demonstrada que existem receptores genéticos (VDRs), largamente distribuídos no cérebro dos ratos e humanos. Em humanos a Vitamina D3 (colecalciferol) é mais eficaz.

A Vitamina D3 é um potente neuromodelador. No modelo animal com lesão neuronal a Vitamina D3 induz recuperação locomotora e electrofisiológica, preserva e forma novos axónios, regula a axogénese e a mielinização e tem função neuroprotectiva.

Filomena Viera

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Reportagem sobre suplementação de vitamina D na esclerose múltipla


O Dr Cícero Coimbra, a vitamina D e a esclerose múltipla são motivos para que não deixe de ver uma reportagem do Globo Reporter (Brasil) emitida em Setembro.

A problemática da esclerose Múltipla e a sua relação com a deficiência de vitamina D, bem como o tratamento com doses elevadas são alguns dos pontos focados. Conheça testemunhos de pessoas que já passaram pela fase do diagnóstico e tratamento e que melhoraram imenso.
Quanto mais cedo a deficiência de vitamina D for verificada e mais cedo se iniciar a suplementação, maiores são as probabilidades de conseguir reverter lesões recentes.

Relembramos que o tratamento com altas doses de vitamina D exige acompanhamento médico, plano alimentar adequado e análises muito frequentes.

Veja aqui a reportagem e informe toda a gente sobre a vitamina D!

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Maior probabilidade de infeções hospitalares em doentes com vitamina D baixa


Alterações no sistema imunitário aumentam a probabilidade de infeções. Sendo a vitamina D um elemento de extrema importância para o funcionamento do sistema imunitário foi verificar-se se o nível de vitamina D antes do internamento poderia estar relacionado com infeções durante o internamento.
No American Journal of Clinical Nutrition foi publicado um estudo onde se analisaram 2135 pacientes adultos com hospitalizações entre 1993 e 2010 em que foi medido o valor de vitamina D antes do internamento e quantificou-se a existência de infeções na colheita de sangue 48h depois do inicio do internamento.
Depois de ajustados para confundidores, os resultados mostraram que os pacientes com vitamina D abaixo de 10 ng/mL tinham maior percentagem de infeções hospitalares.
Mais uma vez fica a chamada de atenção para a medição dos valores de vitamina D e sua correção. As infeções hospitalares podem complicar e muito a situação dos dentes e devem ser evitadas.

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Suplementação de vitamina D deve ser supervisionada

Um estudo de caso publicado este ano no British Medical Journal, vem recordar-nos que a suplementação com vitamina D deve ser tomada com cuidado e sob supervisão médica.
Se suspeita que necessita de suplementação, faça a medição do seu valor sanguíneo de 25(OH)D3 e peça apoio de um profissional de saúde que perceba do assunto, pois várias análises de monitorização devem ser feitas para seguir cada caso individualmente e ajustar as doses e período de suplementação.
Neste estudo, uma mulher com 75 anos deu entrada numa unidade hospitalar com desidratação severa. Verificou-se hipercalcemia (excesso de cálcio) e hipocalémia (níveis baixos de potássio), com alterações da função renal. Pensavam tratar-se de algum tumor maligno, mas ao segundo dia de internamento a senhora acordou e reportou estar a tomar 60 000 UI de vitamina D diariamente há 2 semanas, quando a prescrição tinha sido de 60 000 UI por semana.
Confirmaram-se os níveis elevados de vitamina D plasmática e tomaram-se as medidas necessárias para a recuperação do estado de saúde da paciente.
Ficou o aviso para que sempre que seja necessária a suplementação com vitamina D, esta seja recomendada por um profissional com conhecimento na área, o paciente compreenda bem a forma como vai fazer a suplementação e haja monitorização regular de diversos parâmetros analíticos, principalmente com altas doses.