quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Esclerose múltipla e genética


No “European Journal of Human Genetics”, cientistas britânicos e canadianos, publicam um artigo que relaciona a deficiência de Vitamina D com Esclerose Múltipla (EM), associada a uma variante genética.
Em famílias com vários casos de EM, realizaram estudos genéticos que demonstraram uma mutação do gene CYP27B1. A vitamina D necessita de ser activada por uma enzima hepática, ligada ao citocromo P450 que tem representação genética no gene CYP27B1. Esta mutação do gene CYP27B1 é transmitida uniformemente aos filhos, provocando baixos níveis de Vitamina D e consequente alteração da função celular.

Não existem estudos que comprovem a relação entre o nível da Vitamina D no sangue e o efeito da suplementação na expressão genética dos humanos, mas a equipa de investigação do Dr. Michael Holick que se tem dedicado à importância da Vitamina D na saúde Humana, realizou estudos genéticos, em adultos saudáveis, suplementados com 400 UI e 2000 IU de Vitamina D, diariamente, durante 2 meses, no inverno, que comprovaram que a Vitamina D está relacionada com 291 genes!
Este estudo permitiu concluir que existe grande diferença nas funções do sistema imune, na resposta ao stress e na reparação do ADN,  conforme o nível da Vitamina D no sangue (valor normal 30 a 100ng/ml).

Qualquer aumento da vitamina D tem efeito positivo na expressão genética que regula as funções biológicas responsáveis pelo desenvolvimento do cancro, doenças auto-imunes e doenças cardiovasculares.

Na nossa opinião, como a vitamina D está relacionada com a EM e outras doenças auto-imunes, a determinação do nível sanguíneo da Vitamina D em grupos de risco o mais cedo possível pode permitir a correcção da deficiência e minimizar o impacto negativo no desenvolvimento desta grave doença.

Filomena Vieira
Médica

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Atlas Mundial da Esclerose Múltipla 2013

A Federação Internacional de Esclerose Múltipla apresenta um estudo epidemiológico sobre a evolução da Esclerose Múltipla (EM) em todo o mundo. Esta é uma organização mundial composta por 44 países, incluindo Portugal, abrangendo 80% da população mundial, que estuda o impacto desta doença na população mundial. Verifica-se que a EM existe em todo o mundo, mas é mais frequente em países afastados do Equador.

A Federação Internacional fornece dados sobre os avanços científicos e terapêuticos, na melhoria do acesso aos meios de diagnóstico da população, ao tratamento e à qualidade de vida destes doentes. Os dados estão apresentados no site do Atlas Mundial da esclerose Múltipla.

A EM é diagnosticada no adulto jovem, por volta dos 30 anos, sendo o sexo feminino mais atingido. A EM Pediátrica, é uma realidade global, porque 2% a 5% dos doentes têm idade inferior a 18 anos.
Este Atlas compara os resultados epidemiológicos globais atuais, com os resultados de 2008 e demonstra um aumento dramático da EM nos últimos 5 anos.

O Norte da Europa e EUA têm uma prevalência de 100 a 180 casos por 100.000 habitantes e em Portugal a prevalência da EM é de 20 a 60 casos por 100.000 habitantes.
Vários estudos científicos comprovam que a deficiência em Vitamina D devido à pouca exposição solar da população pode ser um fator de risco para a EM e na nossa experiência clinica a correção da deficiência da Vitamina D com altas doses segundo o protocolo de Dr. Cícero Coimbra, tem demonstrado benefícios efetivos na qualidade de vida destes doentes, e temos constatado que quanto mais precoce for o diagnostico e mais cedo iniciar a terapêutica, melhores são os resultados. 

Filomena Vieira 
Médica

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Deficiência de Vitamina D agrava o autismo


O autismo é uma doença multifactorial que tem vindo a aumentar na população infantil do mundo ocidental. Existem diversas formas de autismo e uma vasta variação de sintomas, mas para todos, o diagnóstico e tratamento precoce melhoram a evolução clinica.

Na revista, Neuroreport, Outubro de 2013, vem publicado um artigo que alerta para as crianças que sofrem de doenças do espectro do autismo e deficiência em vitamina D.
Investigadores chineses demonstraram que a severidade das doenças do espectro do autismo está dependente dos níveis da vitamina D.
O estudo consistiu na análise de vitamina D em 48 crianças com autismo, comparadas com um grupo controlo de 48 crianças saudáveis. Encontraram níveis de vitamina D muito baixos nas crianças com autismo, em média 19,9 ng/ml versus 22,2 ng/ml, no grupo de controlo.
 Foi utilizada a escala “Childhood Autism Rating Scale” e verificaram que quanto mais alta é a vitamina D no sangue menos severas são as manifestações de autismo.

Segundo os autores, baixos níveis de 25 (OH) D podem ser considerados como um fator de risco independente para a doenças do espectro do autismo.
Na nossa opinião a vitamina D pode ajudar no controle do autismo, associada a outros suplementos, visto que estas crianças sofrem de graves problemas nutricionais.

Filomena Vieira
Médica

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Vitamina D na prevenção de resistência à insulina e hipertensão

Uma investigação publicada este ano na revista Advances in Nutrition mostra-nos o papel fundamental que a vitamina D desempenha na resistência à insulina e hipertensão. Sabe-se que valores baixos de vitamina D estão implicadas nestas 2 condições mas não estavam esclarecidos os valores que aumentavam o risco de aparecimento das doenças.
Baixos níveis de vitamina D já em diversos estudos foram associados a maior incidência de resistência à insulina, mas este estudo foi mais longe e determinou o intervalo de valores em que isso mais acontece: 16-36 ng/mL (40-90nmol/L).

Aliás, os resultados mostram que é necessário atingir valores mínimos de 32ng/mL (80 nmol/L) para se conseguirem notar melhorias pequenas na glicose sanguínea e pressão arterial.

A vitamina D não é causa ou a cura de todos os problemas de saúde, mas se o seu valor estiver baixo, deve melhorá-lo pelo bem da sua saúde! Já não há dúvidas disso!

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Doença de Parkinson e deficiência de Vitamina D


Investigadores de Harvard Medical School defendem que a doença de Parkinson é mais frequente em doentes com insuficiência de vitamina D.
A doença de Parkinson é muito debilitante, afetando o sistema nervoso central. Os doentes desenvolvem tremor, rigidez nos movimentos e instabilidade postural.
O estudo consistiu em comparar vários parâmetros clínicos, incluindo a vitamina D em 388 doentes com doença de Parkinson, com o grupo de controle de 283 indivíduos saudáveis. Verificaram que 18% eram deficientes em vitamina D em comparação com o grupo de controle com apenas 9%. Comprovaram a correlação entre deficiência de vitamina D e a severidade da doença.

Os autores concluíram que “os doentes com Parkinson devem ser incluídos no grupo que sofre de deficiência de vitamina D que mais beneficiam com suplementação.” A suplementação com vitamina D pode melhorar a prevenção das quedas e fracturas muito frequentes nestes doentes.

Na nossa opinião a comunidade médica em geral, não está sensibilizada para a importância da vitamina D num grande número de doenças crónicas. Pela nossa experiência, com uma simples análise ao sangue pode-se determinar se o doente é deficiente em vitamina D e suplementar conforme o caso clinico contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.
Filomena Vieira
Médica

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Simpósio sobre vitamina D na prevenção da doença


 Na Universidade de Toronto, hoje e amanhã decorrerão 2 simpósios com o tema ”Vitamina D na prevenção da doença”. Estes eventos contam com a participação de professores universitários e investigadores e também com o testemunho de uma sobrevivente de cancro de cancro da mama que se dedica hoje a passar palavra sobre a vitamina D.

Estas atividades são livres, só necessitam de inscrição prévia e os objetivos prendem-se com o esclarecimento da população:, sobre questões como:
- O que é a vitamina D, como funciona e quais as melhores fontes;
- Como medir a sua vitamina D?
- Quanta vitamina D é necessária?
- Como é que níveis de vitamina D de 100-150 nmol/L podem ajudar na prevenção de cancro, doenças cardiovasculares, diabetes, esclerose múltipla, gripes e constipações e ajudar na saúde da infância;
Esperemos que num futuro próximo eventos desta natureza possam ocorrer mais perto de nós!

sábado, 2 de novembro de 2013

Hoje é o dia Mundial da Vitamina D!

O dia 2 de Novembro é o dia Mundial da Vitamina D!
A falta de vitamina D é um problema mundial.

www.facebook.com/vitamindday

Atualmente 1/3 da população mundial é deficiente em Vitamina D.

E porquê?
Porque é através da exposição solar que obtemos a Vitamina D (que é uma hormona) necessária à nossa saúde e cada vez mais em o ser humano vive dentro de edifícios, resguardados do sol.
A deficiência em Vitamina D é um fator de risco para muitas doenças e torna-as mais severas, em particular as doenças auto-imunes como a Esclerose Múltipla.
Aproveite o dia 2 de Novembro para aprender como apanhar Sol. Recomendamos estas leituras: