terça-feira, 4 de junho de 2013

Pode a vitamina D ser tóxica ?



Quando a Vitamina D activa, 25(OH)D, calcidiol, se torna demasiado alta pode causar efeitos adversos, por isso o tratamento com suplementos de Vitamina D deve ter supervisão médica.

Não há risco de toxicidade pela exposição solar, porque o organismo tem capacidade de controlar síntese de Vitamina D. Com a suplementação existe a possibilidade de toxicidade com doses superiores a 40 000 UI/dia (1000 mcg/dia).

Os níveis sanguíneos considerados tóxicos são superiores a 250 ng/ml (750nmol/L).
É considerado valor alto, mas não tóxico, 100 ng/ml (250 nmol/L).

O primeiro sinal de toxicidade é a hipercalciúria (excesso de cálcio na urina) seguida de hipercalcemia (cálcio elevado no sangue) e podem aparecer alguns destes sintomas: náuseas, vómitos, perda do apetite, obstipação, diarreia, perda de peso, fraqueza muscular, confusão mental ,boca seca, arritmias cardíacas.
 
Sintomas imediatos de "overdose" de Vitamina D são dores abdominais, náuseas e vómitos.
 
Deve parar com a suplementação e determinar o valor da Vitamina D(25(OH)D), no sangue, e se o valor encontrado for inferior a 250 ng/ml, a reação que sente pode ser resultado de deficiência de magnésio, hipersensibilidade à Vitamina D devido a excesso de cálcio no sangue antes do inicio do tratamento, em consequência de hiperparatiroidismo, sarcoidose, granulomatose ou alguns tipos de cancro.

Se for toxicidade, com a Vitamina D superior a 250 ng/ml, deve reduzir imediatamente a exposição solar, eliminar suplementos e alimentos com Vitamina D, fazer restrição de cálcio na dieta e beber 8 copos de água.
 
A hipercalcemia pode causar calcificações de tecidos e deposição de cristais de cálcio no coração, pulmões e rins.

 
Por tudo isto, lembre-se que tratamento com suplementos de Vitamina D deve ter supervisão médica.

Sem comentários:

Enviar um comentário