quinta-feira, 6 de junho de 2013

Vitamina D: o passado, presente e futuro


Nos finais do seculo 19, devido à revolução industrial, o trabalho infantil obrigava as crianças a longos períodos do dia, sem exposição solar, dentro de minas e fábricas. O raquitismo impedia as crianças de terem um desenvolvimento normal. Óleo de fígado de bacalhau e alimentos fortificados com vitamina D começaram a ser usados para tratar e prevenir esta doença. Desde 1915 que a Vitamina D é investigada e usada como tratamento efetivo e aprovado para o raquitismo.
 

Atualmente é reconhecido por toda a comunidade médica a importância da Vitamina D no metabolismo e homeostase do cálcio, na capacidade imunomodeladora, antinflamatória e possivelmente neuroprotetora.

 
Estima-se que mais de 110.000  mortes por ano se podem prevenir com suplementos de Vitamina D.
 
A expressão genética de alguns genes podem ser modulados pela vitamina D. Recentes estudos demonstram a relação do níveis baixos de Vitamina D, durante o período gestacional,  no aumento do risco dos filhos virem a desenvolver doença autoimune.
E no futuro enquanto aguardamos os resultados dos estudos científicos, devemos apostar mais na prevenção, apanhar sol, levar as crianças a brincar ao ar livre e fazer uma simples análise ao sangue para saber se a sua vitamina D é insuficiente.
 




 

Sem comentários:

Enviar um comentário