sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Como tomar Vitamina D em gotas

A equipa médica da Clinica Drª Cristina Sales, responsável pela aplicação do protocolo da Terapêutica da Vitamina D, do Dr. Cícero Coimbra, na Esclerose Múltipla e outras doenças auto-imunes, alerta para o facto de haver alguma discrepância entre a contagem de gotas de “Vigantol” e o uso de colher - medida ou outro tipo de conta-gotas.

 O “Vigantol” é um produto oleoso, e em doentes que tomam altas doses de Vitamina D a contagem de gotas pode ser demorada. A correspondência da dose total em gotas pode ser calculada em mililitros, sendo neste caso 30 gotas igual a 1 mililitro, mas apenas usando o conta-gotas do frasco de “Vigantol”. Se usar outro conta-gotas ou uma colher de medida de outro produto qualquer, não adaptados à viscosidade do produto, para facilitar e acelerar a contagem, pode a dose de vitamina D, não ser exactamente a mesma. O uso de seringa, em que 1 ml é exactamente igual a 30 gotas, é uma forma correcta e útil quando o doente faz doses elevadas, mas exige uma certa destreza de mãos.

Assim sendo, aconselhámos, para otimizar o tratamento, usar o método de contagem de gotas, com calma, conforme o médico prescreveu, colocando o frasco de ”Vigantol” invertido, com uma inclinação de 45º, diretamente para uma colher e logo de seguida engolir o medicamento. O frasco não deve ser agitado para acelerar o processo. Deve ter em consideração que 1 gota de Vigantol são 667 UI.

Filomena Viera

3 comentários:

  1. Podiam verificar a hiperligação em «aplicação do protocolo»? Não funciona...

    ResponderEliminar
  2. Boa noite será que me pode ajudar? Não sei o que se passou com o frasci do vigantol que hoje ao administrar ao meu bebé de 2 meses caiu mais gotas,cerca de 4. Estou preocupada será que ha algum problema?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não se preocupe Joana. Uma vez ter acontecido isso não há problema nenhum. Pode ficar descansada.

      Eliminar