quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Vitamina D e exposição a raios UV em doentes renais

No início do ano, na revista Dermato-Endocrinology, foi publicado um artigo muito interessante que nos faz ponderar todas as hipóteses de ajuda que podem ser dadas aos pacientes.
 
O metabolismo da vitamina D passa pelo rim e como tal, em doentes renais é muito usual verificar níveis baixos de vitamina D3.
O estudo verificou que em doentes alemães a fazer diálise, diálise peritoneal ou que foram sujeitos a transplante de rim, é muito usual o valor de vitamina D estar abaixo de 20ng/mL.
Ao longo de 12 anos, um grupo de doentes renais foi seguido e apenas 30% tinha um valor de vitamina D superior a 30ng/mL no início do estudo.

Os indivíduos foram sujeitos a exposição a lâmpadas produtoras de raios UVB em 15% do corpo durante os tratamentos de hemodiálise e a exposição de corpo inteiro 3 vezes por semana, antes dos tratamentos. Estas lâmpadas permitem a produção direta de vitamina D3.
 
Observou-se um aumento entre 35-50% dos valores de vitamina D ao fim de 2-3 meses, que foi acompanhado de manutenção da densidade mineral óssea, normalização da pressão arterial e do batimento cardíaco.
Os pacientes que mantiveram a exposição às lâmpadas nos 3 dias antes do tratamento, mantiveram os seus níveis de vitamina D.
 
É por isso possível permitir que doentes renais, em quem grandes doses de suplementação de vitamina D não se podem fazer, os valores de vitamina D se aproximem de valores considerados mais saudáveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário