quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Mantenha a vitamina D normal para não acelerar o envelhecimento da sua pele

A pele é um órgão especial no que à vitamina D diz respeito já que é alvo das acções desta vitamina e também participa na sua produção.
Estudos demonstram que o sistema endócrino que envolve a vitamina D, entre muitas outras funções, regula o envelhecimento de muitos órgãos incluindo a pele.
A revista Dermato-Endocrinology apresenta um estudo que debate precisamente essa questão. Os investigadores foram verificar diversos outros estudos e constataram que animais com alterações no metabolismo da vitamina D apresentam menor tempo de vida, crescimento anormal, deficiências imunológicas, osteoporose, aterosclerose, hipogonadismo atrofia de órgãos incluindo a pele. A normalização dos níveis de vitamina D reverte estas situações.

Também se verificou que quer níveis altos de vitamina D, quer níveis baixos, levam a envelhecimento precoce da pele.

Portanto as radiações UV são protetoras e prejudiciais para a pele já que por um lado podem aumentar a probabilidade de cancro mas por outro permitem a produção de vitamina D. Saiba a forma correta de apanhar sol, aqui.

O metabolismo da vitamina D através de diversos mecanismos: protecção contra radiações UV, desintoxicação, regulação de genes do envelhecimento influencia o envelhecimento da pele e por isso certifique-se de que mantém a sua vitamina D em valores normais.

Sem comentários:

Enviar um comentário