sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Vitamina D e saúde oral

A gengivite é uma inflamação crónica das gengivas que pode ser provocada por má higiene oral ou por doenças sistémicas como a má nutrição, diabetes, infecções fúngicas e microbianas, leucemias. O hábito de fumar pode contribuir para esta doença. 
É uma doença muito comum que pode causar dores dentárias, sangramento das gengivas e halitose . Pode causar danos irreparáveis nos dentes.


Um estudo realizado por investigadores do Maratha Mandol Dental College, em Belgaum, India, demonstrou que a Vitamina D tem impacto positivo no controle da inflamação e a importância  desta Vitamina no tratamento e prevenção das doenças dos dentes e gengivas.
O estudo consistiu na avaliação da suplementação com Vitamina D em indivíduos com problemas de gengivite. Foi feito o doseamento da vitamina D antes e depois do tratamento e aplicado um índice de inflamação gengival.
Foram escolhidos indivíduos saudáveis com níveis sanguíneos de Vitamina D superiores 20 ng/ml e inferiores a 65 ng/ml e com índice de inflamação gengival superior a 1. Forma divididos em  4 grupos: Grupo A suplementado com 2000 UI , Grupo B suplementado com 1000 UI, grupo C com 500 UI e grupo D com placebo. Foi doseada a Vitamina D e índice de inflamação gengival, no início do estudo, após 30, 60 e 90 dias de suplementação.

Os autores concluem que a Vitamina D é segura e um potente agente anti-inflamatório. Verificaram os efeitos mais rápidos e o índice de inflamação a diminuir significativamente de 2,41 para 0,34, nos indivíduos que tomaram suplemento de 2000 UI.

Filomena Vieira

Sem comentários:

Enviar um comentário