sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Vitamina D: possível papel na terapia oncológica


Uma revisão publicada no jornal “Cancer letters” discute o papel da vitamina D em doenças que envolvam as células sanguíneas, como é o caso da leucemia.
O papel da vitamina D na inibição da proliferação celular é um indicador de que esta vitamina/hormona pode ser um ponto chave em futuras terapêuticas anti cancro.

Estudos in vitro e in vivo em animais e mesmo estudos de correlação epidemiológica entre deficiência de vitamina D e cancro mostram-se muito promissores. Por isso mesmo, revisões como esta que descrevem o papel da vitamina D na formação, diferenciação e morte celular das células (neste caso sanguíneas) são fundamentais para a compreensão dos mecanismos subjacentes ao benefício da vitamina D.
Enquanto a investigação avança, meça o seu nível de vitamina D, seja for a sua situação de saúde e tome suplementação sobre supervisão médica até o seu valor normalizar.
Talvez daqui a uns anos, a vitamina D faça parte dos tratamentos oncológicos e a comunidade médica já esteja mais sensibilizada para a sua importância.

Sem comentários:

Enviar um comentário