segunda-feira, 7 de abril de 2014

Baixo nível de vitamina D leva a maior declínio cognitivo

Uma investigação animal publicada na Free Radical Biology & Medicine revela uma relação muito direta entre baixos níveis de vitamina D e a função cerebral à medida que ocorre o processo de envelhecimento.

A deficiência de vitamina D é comum entre idosos. A pele fica mais fina com o envelhecimento, o que limita a capacidade de produzir vitamina D a partir da luz solar. Juntamente com as dificuldades de mobilidade e a menor quantidade de atividades ao ar livre – estes são fatores que aumentam o risco de deficiência de vitamina D.

A doença de Alzheimer já foi associada a falta de vitamina D em alguns estudos. E por isso, a relação entre vitamina D e cérebro parece evidente.

No estudo em causa, ratinhos foram alimentados com rações com diversas doses de vitamina D durante 4 a 5 meses (100UI/kg de comida; 1000UI/kg de comida; 10000UI/kg de comida). No fim do período de suplementação verificou-se que os animais com menor quantidade de vitamina D ingerida tinham níveis de stress oxidativo maiores, mais lesões no cérebro e menores classificações nos testes de aprendizagem e memória.

Os investigadores concluíram que níveis adequados de vitamina D são necessários para controlar o stress oxidativo no cérebro e evitar lesões provenientes de um estado oxidativo aumentado.

Sem comentários:

Enviar um comentário