terça-feira, 29 de abril de 2014

Vitamina D, Hormonas esteróides e autoimunidade

A revista Ann. NY. Acad. Sci., Abril 2014, publica um artigo sobre o sinergismo entre Vitamina D(VD) e hormonas e o impacto positivo, indiscutível, na auto-imunidade.

Os metabolitos endógenos da VD, o calcitriol,1,25 (OH)2D3,é uma verdadeira hormona esteróide,  como os glucocorticóides e hormonas sexuais, e exercem actividade imuno modeladora.

A deficiência em VD, 25(OH)D3,  que implica uma redução da 1,25(OH)2D3, é um factor de risco para as doenças auto-imunes e inflamatórias crónicas, como as doenças infecciosas, diabetes tipo 1, esclerose múltipla e  as doenças reumáticas autoimunes (ARI).

Segundo os autores o calcitriol regula a imunidade inata e a adaptativa e existe possível sinergismo com os glucocorticóides. Diversos estudos demonstram que o calcitriol tem efeitos aditivos na inibição, mediada pela dexametasona, na proliferação dos linfócitos e monócitos. Inversamente a deficiência de VD contribui para o aumento da produção de auto anticorpos pelas células B.O declínio sazonal de VD aumenta a incidência de ARD.

O calcitriol parece reduzir a actividade da aromatase (enzima que converte androgénios em estrogénios) e limitar os efeitos negativos do metabolismo dos estrogénios, reduzindo o desenvolvimento do cancro da mama e ovário.
Filomena Vieira
Médica

Sem comentários:

Enviar um comentário