terça-feira, 24 de junho de 2014

Deficiência de Vitamina D e Enxaquecas


As enxaquecas são um tipo de dores de cabeça recorrentes, intensas, latejantes, associadas a vários sintomas do Sistema Nervoso Central. Pensa-se que estejam relacionadas com inflamação de nervos e vasos sanguíneos. Este tipo de dores de cabeça podem ser muito debilitantes.

Altas doses de Vitamina D (VD) ajudam a reduzir a inflamação e possivelmente reduzir os ataques de enxaqueca.

Na revista “International Journal of Clinical Practice“, vem publicado um artigo sobre o impacto da concentração sanguínea de VD no desencadear duma crise de enxaqueca.

Foram recrutados 52 doentes com diagnóstico recente de enxaqueca e 49 indivíduos saudáveis para grupo controle. Fizeram colheitas de sangue para determinar a concentração sanguínea de VD, VDBP (proteína de ligação da VD) e VDR (receptor da VD). No grupo com diagnóstico de enxaqueca foram avaliadas as seguintes características: início com aura, severidade, frequência e duração.

Os resultados revelam que o nível sanguíneo de VD e de VDR é significativamente mais baixo no grupo com enxaqueca comparado com o grupo controle. Os níveis de VDBP não diferem em ambos os grupos. Não existem relação entre os marcadores da VD e as características da enxaqueca.
Os investigadores concluem baseados nos resultados, deste estudo, que baixos níveis no sangue de VD estão associados a crises de enxaqueca.
Filomena Vieira
Médica

1 comentário:

  1. All the vitamins and minerals are good for our health, like vitamin B6, vitamin B12...etc.Thanks for your sharing.

    ResponderEliminar