quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Estudo promissor para o tratamento da Esclerose Múltipla com Vitamina D

A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença auto imune debilitante, por vezes com sintomas não específicos (fadiga, perda do equilíbrio, distúrbios de visão transitórios, problemas de memoria, …) que atrasam o diagnóstico. Para a maior parte dos doentes a doença é diagnosticada por volta dos 30 anos, aos 40-50 necessitam de apoio para caminhar e nos casos mais severos, aos 60 anos podem ficar totalmente dependes (acamados).

A Universidade de Wisconsin-Madison, em Agosto 2013, publicou os resultados da investigação efectuada pela equipa dirigida pela Prof.ª Colleen Hayes, sobre o tratamento  da EM com vitamina D  em modelo animal (ratos). Os investigadores utilizaram Calcitriol que é a hormona mais activa da Vitamina D.
Como o Calcitriol tem efeitos secundários, e após várias experiências, deram apenas 1 dose de Calcitriol seguida de suplementos de vitamina D na dieta e este método foi considerado um sucesso pois 100% dos ratos reponderam positivamente.  

Demonstraram que o Calcitriol reverte a doença e pode causar remissão sustentada da EM.

Neste estudo, a equipa da Profª Hayes compara o tratamento da Vitamina D com os corticosteróides que se usam nas fases agudas da doença (tratamento dos surtos) e verificaram que o calcitriol induz a remissão dos sintomas ao 9º dia, em 92% dos ratos, em relação aos 58% com corticosteróides.

Os tratamentos convencionais têm benefícios modestos e a não travam a progressão da doença.

O Calcitriol provoca a morte das células auto-imunes que atacam a mielina enquanto a vitamina D previne a desregulação de novas células auto-imunes, segundo os autores do estudo.
Este estudo pode ser promissor para os humanos, mas enquanto os ratos são geneticamente homogéneos, os humanos são geneticamente diferentes e têm reacções diferentes.
O passo seguinte será aplicar este estudo em humanos e se o tratamento funcionar, futuramente os doentes em fases precoces da EM, poderão nunca ter o diagnóstico oficial da doença.


Filomena Vieira
Médica

Sem comentários:

Enviar um comentário