terça-feira, 6 de maio de 2014

Vitamina D e Hipertensão Arterial

A HTA é uma doença crónica causada por uma forte pressão exercida pelo sangue sobre as paredes das artérias. Existem fatores de risco modificáveis como o estilo de vida, a dieta, a obesidade, o tabaco, a diabetes e a falta de exercício físico e outros factores não modificáveis como a idade e o sexo. É uma doença mais comum nos homens, na população idosa, podendo haver história familiar. A melhor forma de a diagnosticar é medi-la com regularidade.

Pode ser assintomática e levar a graves complicações como ataque cardíaco, acidente vascular cerebral, perda de visão, doença renal, e doença arterial periférica. Por vezes podem surgir crises hipertensivas com sintomas graves como: dores de cabeça, hemorragia nasal, dificuldades respiratórias e ansiedade severa.

Estudos têm demonstrado a existência de receptores de VD nas células musculares da parede das artérias e a VD parece controlar o desenvolvimento destas células e prevenir a perda da elasticidade e a redução do interior dos vasos.
A VD actua no sistema renina–angiotensina,  responsável pelo aumento da TA , apesar de não se saber como este sistema fica activo.

Algumas experiências têm demonstrado que doentes hipertensos que tomam suplementos de VD, têm redução da tensão sistólica (máxima), mas não da diastólica (mínima) e para cada aumento de 10ng/ml de VD, no sangue, corresponde uma redução do risco de desenvolver HTA em 12%.
Indivíduos com elevados níveis de VD têm uma redução de 30% de desenvolver HTA.

Os autores do artigo recomendam: “Se quer prevenir a HTA ou já sofre da doença e quer evitar complicações, tomar 10 000 UI de VD não lhe causa nenhum problema. A exposição solar ajuda a regular a pressão arterial no seu corpo”.

Ainda não está demonstrado que a VD  isoladamente, previna e trate a HTA.
Filomena Vieira
Médica
 

Sem comentários:

Enviar um comentário