terça-feira, 13 de maio de 2014

A vitamina D reduz as dores de crescimento das crianças

As dores de crescimento das crianças são dores recorrentes nos membros inferiores muito frequentes que ocorrem no final do dia e à noite. O diagnóstico é feito por exclusão de outras doenças.
Alguns autores consideram que estas dores são devidas um crescimento rápido, que normalmente antecede a puberdade.

A deficiência em vitamina D (VD) é muito frequente em crianças e há autores que consideram que estas dores podem ser causadas por uma menor densidade óssea, como resultado de um baixo nível de VD.

Em estudo recente, com 33 crianças, com idade média de 8 anos, com queixas de dores de crescimento, submetidas a estudos para avaliar densidade óssea, VD, paratormona, fosfatase alcalina e fração óssea, classificaram as crianças segundo o nível de VD apresentado, no sangue:

- Com VD suficiente (igual ou superior a 30ng/ml)
- Com VD insuficiente (entre 20 a 30ng /ml)
- Com VD deficiente (inferior a 20ng/ml)
- Com deficiência severa de VD (inferior a 10ng/ml)
Às crianças com VD suficiente não foi dado suplemento. Às crianças com VD insuficiente foi dado suplemento de VD, 25.000 UI, oral 1 vez por mês durante 3 meses. Às crianças com deficiência foi dado suplemento de VD, 100.000 UI 1 vez por mês durante 3 meses. Às crianças com deficiência de VD severa foi dada 100.000 UI injectável 1 dez por mês durante 3 meses. Todas mantiveram suplementos de VD durante 24 meses (o estudo não revela qual a dose).

Os autores reavaliaram as crianças aos 3 e aos 24 meses e comprovaram neste estudo que a terapêutica com VD melhorou significativamente as queixas dolorosas e em 8 crianças as dores desapareceram completamente. Verificaram que a densidade óssea melhorou em todas elas.
 
Filomena Vieira
Médica

1 comentário: