quarta-feira, 28 de maio de 2014

Dia Mundial da Esclerose Múltipla - 28 de Maio


A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença auto-imune que causa inflamação do sistema nervoso central.

Existe evidência científica da relação de baixos níveis sanguíneos de Vitamina D (VD) com o desenvolvimento da EM. A distribuição geográfica da EM demonstra aumento da prevalência em latitudes altas, o que está relacionado com a intensidade do sol.

Em Portugal a Direcção Geral de Saúde apresenta um estudo epidemiológico “Esclerose Múltipla – conhecer e desmitificar” com objectivo de determinar a prevalência e a avaliação do conhecimento da população sobre esta doença. Este estudo estima que existem cerca de 4.287 indivíduos diagnosticados com EM em Portugal. A prevalência da EM é de 54 casos por 100.000 habitantes. No Norte da Europa e nos EUA a prevalência é de 100 a 180 casos por 100.000 habitantes.

O que achamos relevante neste estudo é o desconhecimento da população portuguesa sobre esta doença e como ela se manifesta. Os primeiros sintomas podem ser inespecíficos e arrastados, como a fadiga, tonturas, dores musculares, perda ligeira da sensibilidade e problemas visuais. Este desconhecimento, pode implicar atraso no diagnóstico e tratamento e, está demonstrado que a EM tratada precocemente pode ter melhor prognostico.

Os efeitos secundários da medicação convencional podem trazer complicações e falta de adesão à terapêutica. A comunidade médica em geral não está sensibilizada para a necessidade de tratar a deficiência de VD.

O Protocolo do Prof. Dr. Cicero Galli Coimbra, usa altas doses de VD para tratar doenças auto-imunes, entre elas a EM. A VD em altas doses é um potente anti-inflamatório e restaura o sistema imunológico. Esta terapêutica tem dado provas de ser segura e com resultados positivos no alívio dos sintomas, na melhoria da qualidade de vida e em alguns casos leva à remissão da doença.
Existem estudos que demonstram que a VD pode ser associada com a medicação convencional.

Na nossa Clinica, aplicamos este protocolo há pouco mais de 1 ano e meio, e já começamos a ver resultados positivos na maior parte dos doentes que recorrem a esta terapêutica.
Em alguns dos doentes mais jovens e que iniciaram o tratamento muito precocemente têm a doença em remissão. Em doentes em estados avançados, os benefícios da VD são marcantes, sobretudo a nível da força muscular, o que permite uma reabilitação funcional mais intensa e com melhores resultados.

Neste dia, 28 de Maio, também é bom reflectir sobre os benefícios dos suplementos com VD, na prevenção da deficiência em grupos de risco como a mulher em idade fértil e que pretende engravidar, em crianças e adolescentes. Estudos científicos recentes demonstram, que o estado da VD na grávida tem influência na imunidade futura do recém-nascido.

Toda a equipa da Clinica Cristina Sales deseja a todos os doentes com EM e seus familiares cuidadores, uma boa recuperação.


Filomena Vieira
Médica

1 comentário:

  1. Current guidelines say adults shouldn't take more than the equivalent of 100 micrograms a day. But vitamin D is a 'fat-soluble' vitamin, so your body can store it for months and you don't need it every day. That means you could equally safely take a supplement of 20 micrograms a day or 500 micrograms once a month.

    ResponderEliminar