terça-feira, 26 de novembro de 2013

Atlas Mundial da Esclerose Múltipla 2013

A Federação Internacional de Esclerose Múltipla apresenta um estudo epidemiológico sobre a evolução da Esclerose Múltipla (EM) em todo o mundo. Esta é uma organização mundial composta por 44 países, incluindo Portugal, abrangendo 80% da população mundial, que estuda o impacto desta doença na população mundial. Verifica-se que a EM existe em todo o mundo, mas é mais frequente em países afastados do Equador.

A Federação Internacional fornece dados sobre os avanços científicos e terapêuticos, na melhoria do acesso aos meios de diagnóstico da população, ao tratamento e à qualidade de vida destes doentes. Os dados estão apresentados no site do Atlas Mundial da esclerose Múltipla.

A EM é diagnosticada no adulto jovem, por volta dos 30 anos, sendo o sexo feminino mais atingido. A EM Pediátrica, é uma realidade global, porque 2% a 5% dos doentes têm idade inferior a 18 anos.
Este Atlas compara os resultados epidemiológicos globais atuais, com os resultados de 2008 e demonstra um aumento dramático da EM nos últimos 5 anos.

O Norte da Europa e EUA têm uma prevalência de 100 a 180 casos por 100.000 habitantes e em Portugal a prevalência da EM é de 20 a 60 casos por 100.000 habitantes.
Vários estudos científicos comprovam que a deficiência em Vitamina D devido à pouca exposição solar da população pode ser um fator de risco para a EM e na nossa experiência clinica a correção da deficiência da Vitamina D com altas doses segundo o protocolo de Dr. Cícero Coimbra, tem demonstrado benefícios efetivos na qualidade de vida destes doentes, e temos constatado que quanto mais precoce for o diagnostico e mais cedo iniciar a terapêutica, melhores são os resultados. 

Filomena Vieira 
Médica

Sem comentários:

Enviar um comentário