sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Doença de Parkinson e deficiência de Vitamina D


Investigadores de Harvard Medical School defendem que a doença de Parkinson é mais frequente em doentes com insuficiência de vitamina D.
A doença de Parkinson é muito debilitante, afetando o sistema nervoso central. Os doentes desenvolvem tremor, rigidez nos movimentos e instabilidade postural.
O estudo consistiu em comparar vários parâmetros clínicos, incluindo a vitamina D em 388 doentes com doença de Parkinson, com o grupo de controle de 283 indivíduos saudáveis. Verificaram que 18% eram deficientes em vitamina D em comparação com o grupo de controle com apenas 9%. Comprovaram a correlação entre deficiência de vitamina D e a severidade da doença.

Os autores concluíram que “os doentes com Parkinson devem ser incluídos no grupo que sofre de deficiência de vitamina D que mais beneficiam com suplementação.” A suplementação com vitamina D pode melhorar a prevenção das quedas e fracturas muito frequentes nestes doentes.

Na nossa opinião a comunidade médica em geral, não está sensibilizada para a importância da vitamina D num grande número de doenças crónicas. Pela nossa experiência, com uma simples análise ao sangue pode-se determinar se o doente é deficiente em vitamina D e suplementar conforme o caso clinico contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.
Filomena Vieira
Médica

Sem comentários:

Enviar um comentário