terça-feira, 19 de novembro de 2013

Deficiência de Vitamina D agrava o autismo


O autismo é uma doença multifactorial que tem vindo a aumentar na população infantil do mundo ocidental. Existem diversas formas de autismo e uma vasta variação de sintomas, mas para todos, o diagnóstico e tratamento precoce melhoram a evolução clinica.

Na revista, Neuroreport, Outubro de 2013, vem publicado um artigo que alerta para as crianças que sofrem de doenças do espectro do autismo e deficiência em vitamina D.
Investigadores chineses demonstraram que a severidade das doenças do espectro do autismo está dependente dos níveis da vitamina D.
O estudo consistiu na análise de vitamina D em 48 crianças com autismo, comparadas com um grupo controlo de 48 crianças saudáveis. Encontraram níveis de vitamina D muito baixos nas crianças com autismo, em média 19,9 ng/ml versus 22,2 ng/ml, no grupo de controlo.
 Foi utilizada a escala “Childhood Autism Rating Scale” e verificaram que quanto mais alta é a vitamina D no sangue menos severas são as manifestações de autismo.

Segundo os autores, baixos níveis de 25 (OH) D podem ser considerados como um fator de risco independente para a doenças do espectro do autismo.
Na nossa opinião a vitamina D pode ajudar no controle do autismo, associada a outros suplementos, visto que estas crianças sofrem de graves problemas nutricionais.

Filomena Vieira
Médica

Sem comentários:

Enviar um comentário