sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

A Vitamina D como potencial terapêutica para o tratamento da Endometriose

 A revista Metabolism,  Clinical and Experimental, Janeiro 2014, publica um estudo  prospectivo, baseado  na revisão da literatura cientifica de 1946 até 2013, sobre a relação entre Vitamina D (VD) e endometriose.

 O estudo pretende elucidar sobre o papel da VD na endometriose e considera que deficiência de VD é um factor de risco modificável para esta doença. Um nível elevado de VD no sangue está associado a um menor risco de endometriose.

A endometriose é definida como uma doença ginecológica causada pela presença ectópica de glândulas do endométrio e de estroma, provocada pelo refluxo de sangue menstrual devido à disseminação metastática do tecido do endométrio através da corrente sanguínea venosa.
Afecta 6 a 10% das mulheres em idade reprodutiva, causando dismenorreia, dispareunia, dor pélvica crónica, hemorragias uterinas e infertilidade.
Já existem estudos que confirmam os benefícios da VD na dismenorreia. O estudo aponta para o benefício da VD no combate à dor pélvica cronica, na endometriose.

Os autores destacam vários pontos relevantes a favor da evidência científica da acção biológica da VD na endometriose:

- A dieta, produtos lácteos e ambiente: A endometriose é considerada uma doença crónica inflamatória, estrógeno-dependente. O stress oxidativo pode contribuir para o aparecimento da doença. A dieta tem influência através da promoção da inflamação e dos efeitos estrogénicos. A endometriose é mais frequente em consumidoras de produtos lácteos. O nível sanguíneo de VD é inversamente associada à endometriose.

- O VDR afecta a expressão genética de 900 genes. A VD e seus metabolitos estão relacionados com infertilidade, 30 a 50 % das mulheres com endometriose são inférteis. A VD induz o processo de implantação do blastocisto.

- O endométrio como alvo da actividade da VD - o tecido do endométrio é hormono-dependente. O receptor da VD (VDR) e as enzimas  24-hidroxilase e 1-alfa–hidroxilase encontram-se nas células normais do endométrio. O endométrio é alvo da acção da 1,25 dihidroxivitamina D através da regulação de genes e do sistema imune e intervém na regulação de genes específicos - o gene Hoxa10 envolvido na embriogénese.

- A endometriose como doença auto-imune, é uma doença com características malignas que obedece a critérios de doença auto-imune e a VD sendo um agente antiporoliferativo, anti-inflamatório e com propriedades imunomodeladoras tem impacto positivo no controle desta doença.

- A VD como agente antineoplásico - A endometriose mimetiza a doença maligna caracterizada pela invasão das células de endométrio a órgãos adjacentes (intestino e bexiga), aumento da angiogénese, a necessidade de intervenções cirúrgicas e o aumento da incidência de cancro do ovário. Há demonstração de que a VD actua na redução da invasão tumoral e diminui a incidência de cancro nas mulheres pós-menopausa.

- A VD tem efeito imuno modelador controlando a resposta TH1 e TH2, inibindo a IL12, IL2,TNF e interferon.

- A VD como potencial para tratamento da endometriose - estudos realizados em modelos animais em que utilizaram um agonista da VD “elocalcitol”, demonstrou reduzir as lesões em 1 a 2 semanas depois de induzida a doença em animais. Aguardam-se estudos em mulheres afectadas.

Filomena Vieira
Médica

Sem comentários:

Enviar um comentário