quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Vitamina D ajuda na fibromialgia

Na revista Pain vem publicado um estudo que avaliou a relação entre a vitamina D e a fibromialgia.
O papel da vitamina D na perceção da dor é bastante interessante e já foi discutido em diversas publicações. Baixos níveis de vitamina D são muito comuns em pacientes com dor crónica ou com diagnóstico de fibromialgia. Não existem muitos estudos a verificar o efeito da suplementação.

A investigação em causa incluiu 30 homens com diagnóstico de fibromialgia com níveis de vitamina D inferiores a 32ng/mL que foram divididos entre grupo controlo e grupo de tratamento. O objetivo era aumentar os níveis de vitamina D para valores entre 32 e 48 ng/mL durante 20 semanas através de suplementação.
No final da suplementação foram aguardadas mais 24 semanas sem que nenhum grupo fosse suplementado e no final desse período ambos os grupos foram re-avaliados.

A hipótese que estava em cima da mesa era que o aumento dos níveis de vitamina D deveria resultar numa diminuição da dor. Para além da dor muitos outros parâmetros foram avaliados, relacionados com a qualidade de vida destes pacientes.

Nos pacientes suplementados foi verificada uma redução marcada da dor, um aumento da mobilidade e do bem-estar geral.
São necessários mais estudos, com um número maior de pacientes, mas esta investigação é já um bom indício de que a vitamina D poderá ajudar (e muito) pacientes com fibromialgia.

Sem comentários:

Enviar um comentário