quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Associação de baixos níveis de Vitamina D e mortalidade

Na revista “Age and Ageing “ da British Geriartrics Society, de Dezembro 2013, vem publicado um artigo intitulado “Associação da 25-hidroxivitamina D, 1,25-dihidroxivitamina D e da hormona paratiróide com a mortalidade em homens europeus de meia-idade e idosos”.

A vitamina D tem sido associada a um aumento do risco de mortalidade, mas a relação tem sido ligada à morbilidade coexistente e a factores de risco ambientais adversos.
O objectivo deste estudo é demonstrar que os níveis baixos de vitamina D são prognóstico de todas as causas de morte, principalmente cardiovasculares e cancro, independentemente do estado de saúde e estilos de vida do individuo antes da morte.

Ainda não sabem determinar qual o nível de Vitamina D a partir do qual há o risco aumentado de morte por determinada doença, excepto no cancro, que está associado a um nível endógeno de vitamina D inferior a 25 nmol/l (normal 80 a 100nmo/l).

A hormona paratiróide (PTH) elevada está associada a um aumento de todas as causas de morte.

Na nossa opinião a determinação do nível sanguíneo da Vitamina D neste grupo etário entre 50 e 80 anos em indivíduos  de ambos os sexos,  saudáveis ou doentes, permite corrigir deficiências, prevenir determinadas doenças e dar melhor qualidade de vida àqueles que já sofrem de doenças crónicas.
 
Filomena Vieira
Médica

Sem comentários:

Enviar um comentário