sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Complicações na gravidez e neonatais provocadas pela deficiência em Vitamina D

A BMJ publicou em Março 2013, um estudo baseado numa revisão sistemática da literatura, sobre a associação entre o nível da Vitamina D (VD) e incidência de complicações durante a gravidez e no período neonatal.

Este estudo consistiu na revisão de 3357 publicações científicas, envolvendo 22.000 grávidas, que permitiram concluir que a pré–eclampsia, a diabetes gestacional, a vaginose  bacteriana,  a cesariana, o baixo peso do feto para o tempo de gestação e o baixo peso ao nascer, podem estar relacionadas com deficiência de VD materna.

É reconhecido em saúde pública que a deficiência em VD é prejudicial para as gestantes, mas ainda está por definir qual o valor a partir do qual se considera deficiência.
Estão a decorrer estudos para se chegar um consenso, em relação à saúde materno fetal, sobre o nível óptimo de VD no sangue.

Os autores consideraram insuficiência de VD, na grávida, valores inferiores a 75 nmol/litro (30ng/ml) e no recém–nascido  37,5 nmol/L (15ng/ml).

Nos diversos estudos analisados os autores verificaram que a deficiência em VD nas grávidas é comum, tendo em consideração as mulheres que limitam a exposição solar, (por viverem em climas frios, uso de roupa e protectores solares) e nos pequenos grupos étnicos, com pele escura que habitam países afastados do equador.
As boas práticas médicas recomendam suplemento nas grávidas, de VD, que varia entre 600 a 2000 UI por dia. É consensual os benefícios da VD a nível ósseo, e já existem estudos que demonstram que 1,25 (OH)2D3, calcitriol, a forma activa da VD, regula vários genes, cerca de 5% do genoma humano.

Na diabetes gestacional induzida pela resistência à insulina, existe evidência científica de que a VD melhora a sensibilidade das células à insulina.
A VD tem um papel importante no desenvolvimento da placenta através da regulação e expressão genética, que pode afectar o desencadear da pré-eclampsia.

O baixo peso ao nascer do recém–nascido pode ser evitado pela suplementação com VD.
Aconselhamos a leitura do nosso post “Deficiência de Vitamina D na gravidez aumenta o risco de cesariana”.

Filomena Viera
Médica

Sem comentários:

Enviar um comentário