quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Vitamina D no tratamento do Hiperparatiroidismo primário

Uma investigação publicada no The journal of clinical endocrinology and metabolism descreve a relação entre a vitamina D e o tratamento de casos de Hiperparatiroidismo primário (HPP).

Baixos níveis de vitamina D são comuns em pacientes com HPP e são associados a níveis mais elevados de Paratormona (PTH). Apesar disso existe algum receio quanto à suplementação de vitamina D nestes casos.

O objectivo do estudo em questão foi avaliar os efeitos da suplementação de vitamina D no metabolismo do cálcio e no metabolismo ósseo em pacientes com HPP.

46 pacientes com HPP entraram no estudo e foram divididos em 2 grupos. Uma dose diária 2800 UI de vitamina D ou placebo foi administrada durante 52 semanas (26 semanas antes da paratiroidectomia http://pt.wikipedia.org/wiki/Paratiroidectomia e 26 semanas depois).

Os níveis de vitamina D aumentaram de 50 para 94 nmol/L no grupo de tratamento e desceram de 57 para 52 nmol/L no grupo controlo, no período antes da operação.
Comparado com o placebo, o tratamento com vitamina D diminuiu a PTH cerca de 17% e amentou em cerca de 2,5% a densidade mineral óssea. Após a operação, a PTH manteve-se baixa (que é o desejado) no grupo controlo e não se verificaram valores indesejados de cálcio no plasma ou urina.

A suplementação com vitamina D é por isso uma forma eficaz de aumentar os níveis desta vitamina, diminuir os níveis de PTH e ajudar no metabolismo ósseo em casos de Hiperparatiroidismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário