Diversos estudos epidemiológicos demonstram que a taxa de suicídio de diversos países é maior na Primavera - quando o nível de vitamina D é mais baixo. Sabendo que a vitamina D afeta a função cerebral, um estudo publicado no Plos One foi verificar se níveis baixos de vitamina D pode ser um fator de risco para suicídio.
O estudo foi efetuado em militares e foram usadas amostras de sangue que tinham sido recolhidas no máximo 24 meses antes da data de suicídio. O departamento de defesa em questão guarda amostras de sangue dos seus militares e por cada caso de suicídio foi também considerada uma amostra controlo.
Mais de 30% de todos os indivíduos avaliados tinham valores de vitamina D abaixo de 20 ng/mL e efetivamente os que apresentavam níveis mais baixos apresentaram um risco mais elevado de cometer suicídio.
São necessários mais estudos, mas parece que a vitamina D deve ser avaliada em diversos profissionais que apresentam profissões de risco, como é o caso dos militares, onde o suicídio é frequente. A suplementação como forma de correção de níveis baixos deve ser devidamente implementada.
Sem comentários:
Enviar um comentário