Uma investigação publicada no Pakistan jornal of medical sciences teve como objetivo avaliar a relação entre os níveis de vitamina D e a função das células beta do pâncreas.
As células beta do pâncreas são as responsáveis pelo armazenamento e secreção de insulina.
O estudo incluiu 180 pacientes com diabetes mellitus tipo 2, 178 pacientes com valores de glicose fora do normal e 160 controlos com valores normais. Foram efetuadas várias análises que comprovaram a função pancreática, (prova de tolerância oral à glicose, bem como diversos índices para avaliar a secreção da insulina e sua eficácia), bem como medição da vitamina D.
Os níveis de vitamina D foram significativamente mais baixos e os índices de avaliação das funções das células beta foram piores, nos pacientes diabéticos ou com alterações do metabolismo da glicose do que nos controlos saudáveis.
Os resultados mostraram também que os níveis baixos de vitamina D estavam positivamente relacionados com a secreção de insulina em jejum e com o índice de medição de função das células beta.
Portanto, todos os resultados apontaram para uma relação íntima e directa entre os níveis de vitamina D e a função das células beta do pâncreas.
Por isso, os pacientes diabéticos devem ser também alvo de medição do valor da vitamina D, bem como quem apresenta alterações do metabolisimo da glicose, para que possam ser feitas correções antes que níveis baixos de vitamina D piorem ainda mais o estado de saúde.