Com o bom tempo está na altura de deixar o sofá e fazer algum exercício físico, mas para obter melhores resultados, veja o seu nível de Vitamina D.
A revista “Endocrine" de Fevereiro publicou um artigo sobre a influência da Vitamina D na capacidade individual cardiorespiratória, durante o exercício físico e que é avaliada pelo consumo de oxigénio (VO2max).
Todos sabemos que uma boa capacidade cardiorespiratória reduz o risco de diabetes, ataques cardíacos e AVC.
Já existem estudos que demonstram que a Vitamina D favorece a capacidade cardiorespiratória e aumenta a oxidação da gordura promovendo o emagrecimento e controle do peso.
O objectivo deste estudo é determinar qual o nível de Vitamina D que beneficia a VO2max em mulheres sedentárias com idade igual ou superior a 60 anos e determinar se existem diferenças étnicas, entre Afro-Americanas (AA) e Americanas–Europeias (AE).
Os autores demonstraram que a Vitamina D elevada está associada a melhor capacidade cardiorespiratória em mulheres AA e verificaram que os níveis elevados de Vitamina D tanto em mulheres AA como nas AE potencia a oxidação das gorduras.
Filomena Vieira
Médica
Sem comentários:
Enviar um comentário