A disfunção cognitiva ou declínio cognitivo, é definida como confusão mental, perda da memória e dificuldade na concentração.
Existem fatores de risco que podem comprometer as funções cognitivas como a idade avançada, a falta de exercício físico, dietas desequilibradas, obesidade e pouca exposição solar.
A Vitamina D (VD) está relacionada com maior risco de disfunção cognitiva e estudos científicos revelam que idosos com níveis sanguíneos inferiores a 12 ng /ml, têm 2 a 3 vezes, maior probabilidade de sofrer de disfunção cognitiva. Baixos níveis de VD podem impedir a síntese de neurotransmissores e o crescimento neuronal.
A VD reduz o risco de doenças que podem afectar o cérebro como a HTA e doenças cardiovasculares. Tem efeito antioxidante e ajuda o corpo a diminuir as toxinas, regula os níveis de cálcio. É conhecido o efeito imunomodelador da VD melhorando a resposta do sistema imune.
Na prevenção está demonstrado que níveis sanguíneos superiores a 40 ng/ml de VD podem reduzir o risco de disfunção cognitiva, sendo necessário tomar 1.000 a 5.000 UI de, colecalciferol (D3) diariamente, podendo ser necessário ajustes individuais. A VD deve ser doseada antes de iniciar a suplementação. Aumentar a exposição solar e modificar alguns factores de risco também pode ajudar.
Filomena Vieira
Médica
Obrigado pelo artigo, muito esclarecedor, gostaria de indicar este outro post, baseado em um artigo publicado em revista médica: "Quanto de Suplementação de Vitamina D é Preciso para se Atingir o Nível Ideal?":
ResponderEliminarhttp://www.noticiasnaturais.com/2014/08/quanto-de-suplementacao-de-vitamina-d-e-preciso-para-se-atingir-o-nivel-ideal/
Your post about vitamin D is really great, I know how important then vitamin D is for our health.
ResponderEliminar